QUAL SONHO VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS? O QUE TE IMPEDE DE REALIZAR?

O QUE É COACHING

O que é Coaching

… NA IDADE MÉDIA

Coaching é uma palavra que existe desde a idade média, quando era utilizada para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros, ou aquele que conduz o coche que era como se chamavam as carruagens. Os cocheiros eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.

POR VOLTA DE 1850

O termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades com o significado de tutor, a pessoa responsável por auxiliar os estudantes na preparação de testes e exames.
Na essência, o termo ainda tinha o mesmo significado: de pessoa que conduz seu passageiro para o local desejado.

… 100 ANOS DEPOIS

Em 1950, o termo “coach” foi utilizado pela primeira vez para fazer referência à habilidade para gerenciar pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências individuais e relacionando-as a um processo de evolução contínua. 

ATUALMENTE

Atualmente, Coaching é definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. 

Coaching consiste em desbloquear o potencial de uma pessoa, para que esta maximize seu próprio desempenho.

Timothy Gallwey

Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma acelerada, efetiva e satisfatória.

O processo de Coaching é uma oportunidade para visualizar claramente os pontos individuais, aumentar a autoconfiança, quebrar barreiras limitadoras, com o objetivo de que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

A metodologia se diferencia muito de outros processos como Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Treinamento, Consultoria e Ensino. Coaching é um processo orientado para o futuro. Ele ocorre em três fases: inicial, intermediaria e final. As três fases são definidas em comum acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente).

O Coach apoia o Coachee na realização de objetivos de curto, médio e longo prazo com uma abordagem pragmática, identificando e desenvolvendo competências, como também reconhecendo e superando adversidades.

As competências de Coaching podem ser utilizadas por qualquer pessoa, com qualquer profissão e em qualquer área da sua vida. Todo processo de Coaching baseia-se em elevar os níveis de auto-conhecimento e auto-desenvolvimento do Coachee, identificando pontos fortes e de melhoria e maximizando resultados específicos.

ESSÊNCIA DO COACHING

A essência do Coaching é ajudar a pessoa a dirigir-se para onde ela quer ir, apoiando-a a tomar consciência dos seus recursos e auxiliando-a a desbloquear o seu potencial e a superar as suas limitações.

O Coaching parte do pressuposto que as pessoas têm a capacidade de se auto superarem, encontrar as suas próprias soluções e construir o seu próprio caminho.

Tal como Sócrates, que não dando respostas e nem soluções, ajudava os seus discípulos a encontra-las em si mesmo. O Coach ajuda o Coachee a encontrar ele mesmo as soluções

O que é Coaching

O Coach – tem perguntas

O que é Coaching

O Coachee – tem as respostas; é no Coachee que reside o conhecimento.

PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE COACHING

COACHING

O Coaching é uma ferramenta que não só promove a reflexão como também desafia a linha habitual de pensamento do indivíduo, de forma a desbloquear convicções que de certo modo limitam as suas potencialidades.
O Coaching é uma ferramenta que não só promove a reflexão como também desafia a linha habitual de pensamento do indivíduo, de forma a desbloquear convicções que de certo modo limitam as suas potencialidades.

COACH

É o profissional capacitado e 
habilitado a aplicar os processos 
de Coaching em pessoas e  
organizações.
É o profissional capacitado e
habilitado a aplicar os processos
de Coaching em pessoas e
organizações.

COACHEE

Também chamado de cliente, 
trata-se da pessoa que se 
submete aos processos de 
Coaching.
Também chamado de cliente,
trata-se da pessoa que se
submete aos processos de
Coaching.

BENEFÍCIOS DO COACHING

Falar em Coaching é falar em mudança, evolução, crescimento.

É um processo focado em ajudar as pessoas a ampliar perspectivas, mudar sua forma de pensar e descobrir novas alternativas e estratégias para alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida.

Ajuda pessoas, grupos ou organizações a transformarem sonhos em objetivos e intenções em ações.

PESSOAS

GRUPOS

ORGANIZAÇÕES

OBJETIVOS

COMO FUNCIONA

Os processos de Coaching são realizados durante sessões semanais, quinzenais ou mensais e duram entre uma e duas horas, de acordo com o que Coach e Coachee julgarem melhor.

O objetivo de qualquer processo de Coaching é identificar um estado atual e chegar até o estado desejado no futuro. Durante os encontros são trabalhados os pontos fortes do cliente, bem como os que precisam de melhoria. Também são identificadas as habilidades que precisam ser desenvolvidas, competências que precisam ser aperfeiçoadas e comportamentos prejudicativos que devem ser eliminados.

O Coach incentiva a superação de dificuldades e obstáculos, definição de valores e missão de vida, sempre com a finalidade de promover mudanças positivas e permanentes que motivem a conquista de tudo aquilo que o Coachee deseja em todas as áreas da sua vida.

SOLICITE O AGENDAMENTO DA SUA SESSÃO EXPERIMENTAL GRATUITAMENTE NO SITE E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO COACHING.