Distinção entre Coaching e outras disciplinas

 

O Coaching não é Terapia, Mentoria, Consultoria ou Formação.

Ao contrário de um Terapeuta, o Coach não tem o objetivo de curar ou tratar o cliente. O Coach não invoca e nem trabalha o passado menos positivo do Coachee. O seu olhar está direcionado para o futuro, para aquilo que o cliente quer, apoiando-o a encontrar uma estratégia para atingi-lo.

O Coach não é um Mentor. Ele não emite juízos de valores, não avalia, não dá conselhos e nem opiniões.

O Consultor apresenta soluções ao seu cliente. O Coach não procura resolver questões do cliente, mas levá-lo a refletir e a ser ele próprio a fornecer as respostas. O consultor é normalmente especialista no assunto em causa, que aconselha e orienta o cliente e o Coach não tem que ser um especialista nas questões que está a desenvolver com o seu cliente.

O Formador visa levar a pessoa a adquirir ou desenvolver conhecimentos, competências e habilidades através de um processo formativo. O Coach não necessita de ser um especialista no âmbito das competências e habilidades que o cliente pretende desenvolver.

 

Ambas disciplinas trazem grandes resultados, tudo depende do que a pessoa esta precisando no momento presente. O importante é ter o conhecimento do que é cada uma das disciplinas para poder buscar exatamente o que você precisa.

 

Benefícios do Coaching

 Falar de Coaching é falar em mudança, evolução, crescimento. É um processo focado em resultados que ajuda as pessoas a ampliar perspetivas, mudar formas de pensar e agir e descobrir novas alternativas, opções, caminhos e estratégias para alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida.

 

Vantagens do Coaching para o Indivíduo

. Permite clarificar e definir os objetivos que se pretende atingir.

. Ajuda a focar a energia naquilo que realmente se quer e lançar mão de estratégias para o conseguir, transformando intenções concretas em resultados.

. Ajuda a descobrir a zona interior de excelência e a desbloquear o potencial da pessoa, permitindo-lhe ultrapassar as limitações, ajuda a superar bloqueios que limitam o progresso profissional e a satisfação pessoal.

. Auxilia a transformar crenças limitantes em potenciadoras, fortalece a confiança, a autoestima e a inteligência emocional.

. Promove o desenvolvimento integrado, pessoal e profissional, e contribui para uma melhor qualidade de vida.

 

Tal como Sócrates, que não dando resposta nem soluções, ajudando os seus discípulos a encontrá-las em si mesmo, o Coach ajuda o Coachee a encontrar ele mesmo as soluções.

 

Coaching– Não existe um conceito uniforme que possa definir o que é Coaching. De uma forma simples, podemos definir como sendo um processo (estruturado) facilitador de mudanças que permite apoiar as pessoas a alcançar objetivos pré-estabelecidos, transportando-as de um lado para o outro, de onde estão (situação atual) para onde querem chegar (situação futura desejada). Visa atingir objetivos e resultados, estimulando o Coachee a alcançar o melhor desempenho possível, baseando-se nas suas próprias competências e habilidades.

 

Ideia-Chave – Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências (comportamentais, psicológicas e emocionais) visando a obtenção dos objetivos e resultados pretendidos.

 

Essência do Coaching- Dos ensinamentos do método Socrático parte a ideia essencial do Coaching, o seu pilar metodológico. O Coaching parte da possibilidade que as pessoas têm em si mesmas a capacidade de se auto superarem, têm a capacidade de encontrar as suas próprias soluções e construir o seu próprio caminho.

 

É um processo que apoia a pessoa a tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que pode. Joseph O`Connor